quarta-feira, 18 de maio de 2011

AIR FRANCE CELEBRA 65º ANIVERSÁRIO DA ROTA LISBOA-PARIS




















• O DC3 F-AZTE

A história que segue é a do DC3 com número de série 9172, actualmente registrado como F-AZTE. É uma história de mais de 60 anos.

O DC3 F-AZTE saiu da fábrica Douglas em Long Beach dia 5 de Março de 1943 com o n/s 9172.

Atravessou o Atlântico Sul e dirigiu-se para Inglaterra seguindo pela costa da África Ocidental.

Em 06 de Junho de 1944,  atravessou o Canal da Mancha, via a região do Cotentin em França rebocando um planador de desembarque.

Durante a Batalha da Normandia, ele assegurou numerosos voos de apoio logístico.

No final de Julho, dirige-se para Itália, via Gibraltar e Norte da África.

Em 15 de Agosto de 1944, participa do desembarque na Provence (Sul de França), rebocando novamente um planador, e opera largamentos de pára-quedas.

De regresso à Grã-Bretanha, participa dia17 de Setembro no largamento de pára-quedas da 82 ª Divisão Aerotransportada americana na Holanda.

No final da guerra, o avião é convertido para o transporte público sob o número 141.406 e, posteriormente, realizará mais de 50 missões durante o bloqueio de Berlim por conta da Royal Air Force.

Em 15 de Outubro de 1952 regressou a França com as cores da Força Aérea e voará em unidades diferentes, em particular no Glam.

Transportou numerosas personalidades civis e militares, entre os passageiros ilustres conta-se o General De Gaulle e o Marechal Juin.


• O DC3  F-AZTE na vida civil

Reformado em 1972, a aeronave é comprada por Rousseau Aviation, que solicitou uma revisão à empresa SASMAT em Tours (França), e o vendeu ao Ministério de Cooperação com a matricula F BRGN.

O avião foi comprado em 1975 pela República Central Africana e registado TL-JBB, tornando-se o avião pessoal do imperador Jean Bedel Bokassa.

Após a demissão deste último, o avião integra a frota da companhia Inter-RCA na rede doméstica Centro africana sob o número de registo TL-AAX.

Em 1983 foi comprado pela empresa Transvalair e registado com o número F-GDPP. Durante quatro anos, todas as noites, transportará mercadorias entre Paris CDG e Bruxelas para a DHL.

É posto à venda em 1987 e passa por varias transacções comerciais periclitantes até 1989, onde é praticamente abandonado num terreno na área de Caen (França).

Um grupo de apaixonados, todos profissionais da aviação, decidem salvá-lo.

Reúnem os fundos necessários para o comprar e criar a associação FRANCE DC3, para uma nova história.
AIR FRANCE 
PHOTOS:FLYING PHOTOS




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.