sábado, 19 de maio de 2012

Museu do Ar vai reabrir no dia 29 de Junho.


O Museu do Ar possui um vasto acervo, distribuído pelos seus pólos de Alverca e de Ovar e reservas, tendo inicialmente sido aberto ao público em Alverca, em 1970, num antigo hangar junto às Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.

Com o aumento do acervo, considerado um dos melhores da Europa, as instalações tornaram-se exíguas o que levou à mudança para a Granja do Marquês. Um protocolo assinado com a Câmara Municipal de Sintra veio ajudar a criar o novo espaço expositivo preservando um valioso património aeronáutico nacional e internacional. Possuindo o triplo da área de Alverca, que pode ser ampliada até aos 12000 m2, tem acessível aos visitantes cerca de 7000 m2.

A nova área expositiva do Museu do Ar, que reabrirá as suas portas no dia 29 de Junho após uma reabilitação do espaço museológico, foi inaugurada em Dezembro de 2009 na Base Aérea 1, na Granja do Marquês, em Sintra. Ao projecto juntaram-se a TAP e a ANA Aeroportos mostrando em salas próprias os seus acervos históricos.

A colecção que estará patente ao público, a partir de 29 de Junho, apresentará uma exposição sobre a História da Aviação em Portugal, nas suas vertentes militar e civil, onde  o visitante encontrará 40 aeronaves, simuladores, motores e outros objectos.

No hangar principal, um painel fotográfico conta a história dos 100 anos da Aviação em Portugal.

Um dos modelos mais significativos em exposição é o biplano XIV Bis, de Santos Dumont. Trata-se da segunda réplica existente no mundo, a primeira está no Museu do Ar de Paris, feita a partir de pesquisa sobre o modelo de avião criado e pilotado pelo aviador em Paris no ano de 1906. Destacam-se também as aeronaves Junkers Ju 52, D.H. Hornet, Dragon Rapide, Spitfire e DC 3.

Será também aberta ao público a nova Sala dos Pioneiros onde serão apresentados objectos vários relacionados com os aviadores portugueses que contribuíram com o seu pioneirismo para o progresso da aviação em Portugal.

O Museu do Ar tem ainda uma biblioteca com 5000 títulos, disponível para consulta do público em geral e para valorizar o serviço educativo vai ser igualmente inaugurada neste dia a Sala de Multimédia patrocinada pela Câmara Municipal de Sintra.

Museu do Ar
Photo: Flying Photos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.