quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Spanair contrai empréstimo de urgência para evitar encerramento

A companhia de aviação espanhola, em dificuldades, está a ser ajudada financeiramente pelas autoridades regionais da Catalunha.
Empresa ficou fragilizada depois de um acidente em 2008
 (Reuters/Thomas Noack)
De acordo com a AFP, a Spanair contraiu hoje um “empréstimo de urgência” no valor de 10,5 milhões de euros. A agência avança que o crédito foi concedido pelas autoridades regionais da Catalunha, com base em declarações de um dos seus porta-vozes.

Este crédito, que terá sido concedido pelo Instituto Catalão das Finanças, que depende do governo regional, vem no seguimento de um plano de ajuda mais amplo. A AFP refere, citando o diário espanhol Expansion que, nos últimos meses, a companhia de aviação tem vindo a receber auxilio financeiro público, num total de 90 milhões de euros.

A Spanair é detida, em 40 por cento, por entidades públicas da Catalunha, que têm avançado com empréstimos para “impedir o encerramento” da empresa, que, em 2009, registou prejuízos de 186 milhões de euros, explica a agência.

Fundada em 1986, a transportadora aérea opera essencialmente voos domésticos em Espanha e ficou muito fragilizada depois de um dos seus aviões ter caído em 2008, provocando 154 vítimas mortais.

Nesse ano, a Spanair avançou com um plano de reestruturação que levou ao despedimento de 1100 dos seus 4000 trabalhadores.

Os empréstimos recebidos agora pelas autoridades regionais da Catalunha não deverão infringir as normas comunitárias, que impedem que os Estados-membros injectem directamente capital nas companhias de aviação estatais.
Publico
Photo:FPP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.